top of page

A Brincadeira do Compasso

Tabem relacionada a brincadeira do copo e outras.

Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio estadounidense com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.

No Brasil, há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Hoje também com mais uma variante, conhecido como Brincadeira do Compasso.

Fonte: Wikipedia
Novo Jogo do Compasso leva histeria a Estudantes

‎Rio – Adolescentes de escola particular em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, experimentaram fenômeno que chamou a atenção de cientistas, religiosos e familiares. Há uma semana, dez estudantes do Instituto Politécnico Millennium entraram em transe depois de participar de um jogo de perguntas e respostas, com um compasso, uma variante da antiga brincadeira do copo, que se move em direção às letras do alfabeto escritas numa folha de papel e que é febre no YouTube e no Orkut.

D.,16, ficou sonolenta e faltou uma semana de aula: ‘Nunca mais faço!’ | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

O passatempo, em horário vago dentro de sala de aula, levou a histeria coletiva entre estudantes do Ensino Médio. Alguns foram parar no hospital. “Eu comecei a me sentir mal, com falta de ar, vontade de vomitar e chorava muito. Sentia angústia tão grande, e meu coração ficou acelerado”, contou D., 16 anos, que desmaiou, com outra amiga. Os garotos choravam descontroladamente e se debatiam. “Minha filha parecia que estava drogada quando chegou em casa. Fiquei assustada”, disse N., 48 anos, que prefere não se identificar.

A estudante conta que os amigos, todos movidos pela curiosidade, perguntaram quem estava ali com eles. “Disse que se chamava Lucas, era do mal e entraria no meu corpo”, conta D., que pediu permissão para ir embora e a resposta foi ‘não’. “Eu trincava os dentes, com muita raiva e não deixava ninguém me tocar. Um colega tentou me abraçar e desmaiou também. Os meninos me olhavam e choravam. Nunca mais faço isso”, garante.

O físico Dulcídio Braz Jr. afirmou que não há explicação física para o ocorrido. “A ciência exige comprovação. A religião é fé. Acredite ou não”, diz. Márcia Cobêro, do Centro Latino Americano de Parapsicologia (Clap), afirma que esse tipo de experimento pode levar a distúrbios de personalidade em pessoas influenciáveis. “Eles entram em estado alterado de consciência e acreditam que estão se comunicando com o além. Mas tudo não passa de emoções desencadeadas por medos e desejos”, explica.

>> INFOGRÁFICO: Brincadeira perigosa

Para a doutora em Psicologia Clínica da PUC, Teresa Negreiros, a situação é mais grave para quem tem predisposição para distúrbios mentais. “Pode levar a um surto psicótico”, diz.

Para os especialistas, a escola deve orientar os jovens. “O colégio deveria proibir. Hoje é um jogo. Amanhã, estão levando droga e bebida”, criticou uma das mães. Procurada por O DIA, a direção da escola não se pronunciou.

Fenômeno seria o resultado de medos e desejos

CONTÁGIO PSÍQUICO
O desejo de fazer parte do grupo, medos, ansiedades e a curiosidade pelo desconhecido levam jovens a experimentar a brincadeira do compasso e do copo. Para a parapsicóloga Márcia Cobêro, do Centro Latino Americano de Parapsicologia (Clap), a histeria coletiva é um fenômeno que ocorre por sugestão. “Basta uma pessoa acreditar que está possuída por um espírito que todo o grupo começa a sentir os mesmos sintomas”, explica.

SINTOMAS
O transe é um estado alterado de consciência. Quem passa por ele não se recorda do que aconteceu. Fica sabendo o que se passou pelos colegas. Sente angústia, vontade de chorar e, alguns, desmaiam. Ficam sonolentos e exaustos. “O corpo sente um estresse profundo após descarregar emoções muito fortes”, explica a psicóloga da PUC, Teresa Negreiros.

Transe coletivo já deixou alunas sem andar e até matou

Várias ocorrências de histeria coletiva foram registradas ao longo da História. Em 1518, em Estrasburgo, hoje território francês, uma mulher começou a dançar sozinha numa viela de forma descontrolada. Ao fim de 30 dias, já havia mais de 400 pessoas bailando e rodopiando embaixo de sol. Ninguém conseguia parar. A ‘Praga da Dança’, como ficou conhecida na época, durou três meses e matou centenas de pessoas de exaustão.

Em 2007, cerca de 600 alunas de um colégio de freiras no México não conseguiam andar. Para paranormais, as meninas estariam profundamente estressadas com regras rígidas da escola. E o caso mais recente aconteceu em junho deste ano, em uma escola no município de Itabira, interior do Ceará. Uma turma inteira entrou em transe, após uma suposta visão do espírito de um colega morto. Um padre paranormal que acompanhou o caso disse que o ataque de histeria coletiva foi uma manifestação do inconsciente ou involuntária das adolescentes.

fonte:http://odia.terra.com.br

Leia Alguns Relatos encontrados na Internet, de Pessoas que já participaram dessa Brincadeira Satânica, e entenda como funciona:

-Relato de “maryrafaela”

Brincadeira do compasso, Tenho 13 anos e sou uma menina muito calma e quieta já acreditava em espíritos quando pequena porque via muitos vutos e gritos durante a noite e não conseguia dormi. No dia 03 de julho de 2005 estava em minha casa com alguns amigos, era 22:00 horas. Não tínhamos nada para fazer então entramos na internet atrás de diversão. O namorado da minha amiga comentou sobre um site de diversão com o qual brincávamos com espíritos. Entrei no site e pesquisei como se jogava. Fomos para a sala éramos seis pessoas, três meninos e três meninas. Todos nos estávamos nervosos. Começamos a brincar eu estava fazendo as perguntas:

Eu: – tem alguém ai?

Espírito:- sim

Eu: – qual seu nome?

Espírito:- Antonio

Eu:-quantos anos você tem?

Espírito:- 17

Eu: você é do bem ou do mal?

Espírito:- mal

Eu:- faça alguma coisa para dizer que você está aqui no meio.

No mesmo instante o compasso cai em cima do pé da minha amiga e faz um enorme furo sangra muito mas ela não sai do jogo, a porta da sala bate sozinha, peço para sair do jogo o espírito diz que não eu insisto ele deixa mas avisa que terão conseqüências No dia 04 meu pai liga pra mim e fala que a minha única e melhor tia tinha morrido, foi atropelada por um ônibus. No dia 05 de manha como de costume estava indo para o meu curso quando eu vou descer a passarela vem uma bicicleta em minha direção quase me atropela tomei um susto e sem querer meu pé foi pra dentro da vala e o quebrei cai no chão e bati minha cabeça eu não podia sair dali a passarela estava deserta e o ciclista nem viu, ligaram pro meu celular era minha amiga ela estava no hospital por causa do seu pé que havia sido furado durante o jogo. Expliquei a situação e ela ligou pra minha casa falando o que tinha acontecido, meu pai foi rápido me socorrer. Ele queria me tirar dali mas não conseguia, o jeito foi chamar a ambulância. Chegando ao hospital o médico disse que eu tinha sofrido um problema e esqueceria algumas coisas tipo perda de memória. Hoje meu amigo foi atropelado ficou paraplégico e nunca mais vai andar. Eu deixei de ser uma menina calma mudei muito durante 3 dias nunca mais vou brincar com espíritos e eu digo para vocês não brincarem, minha vida tá horrível, eu nunca deveria ter jogado o jogo do compasso e agora eu acredito nisso! Esse dias estou tendo muito azar e terei para sempre.

fonte:http://www.sobrenatural.org

-Relato de Renata

Oi meu nome é Renata e tenho 19 anos
eu e minha amiga Michele de 18 fizemos a brincadeira
como diz o manual da brincadeira, o compasso não pode cair ,quando perguntamos quando ela iria morre simplismente a brincadeira acabou do nada
o compasso caiu e quando retomamos a brincadeira ele não respondeu mais nada nem respondeu se podiamos parar,bem a uma semana atrás resolvemos voltar a brincadeira maldita daquela noite o mesmo espirito nos contemplou qual a primeira pergunta?
quando minha amiga iria morrer
a droga do compasso caio na letra h sem entendermos continuamos as perguntas ,a brincadeira acabou quando a mãe de minchele ligou para minha casa m,andando ela ir eu moro em criciuma av centenario ela desceu as escadas correndo eram 12:30 da noite um alccolizado atropelou-a hj faz 2 dias de sua falencia :’( não brinquem é sério.

fonte:http://www.sobrenatural.org

Relato de Ryan Brito

Como sou muito curioso, chamei meu amigo Júnior para brincar comigo ao jogo do compasso, porque tinha medo de fazer sozinho. Quando começamos a brincar, não tinhamos muita prática e como somos sérios, não fizemos brincadeirinhas e nem perguntas idiotas do tipo que não se pode fazer num jogo desse. O único problema era que o compasso caia muito da nossa mão quando estavamos falando com o espírito. Então, quando colocavamos de volta, não era mais o mesmo espírito.
No mesmo dia, quando terminamos de brincar, ouvi o telefone tocar. Fui atendender, e foi quando meu pai me disse que tinha acontecido um acidente muito grave com o meu irmão de moto. Na moto tinha a seguinte frase: ”Nessa moto aqui eu não caio e nem perco o passo”, mas estava aparecendo somente as seguintes letras ”C.A.I C.O.P.A.S.S.O’,’ muito parecido com “caiu o compasso”. Nesse mesmo momento fiquei aterrorizado e nunca mais brinquei esse jogo!!!!
Agora me digam de quem foi a culpa de ter acontecido isso?

fonte:http://reinodohorror.blogspot.com

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” (Mt 6,33)

“Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo” (Mc 9,47)

“Quem tem ouvidos, ouça.” (Mt 11,15)

 

 

 

Estou aqui para pedir que ninguem brinque com essas coisas pois o mal que incentiva a pessoa a fazer este tipo de coisas!

Copyright 2023 My Site Name. No Animals were harmed in the making. Click me to edit me.

bottom of page