os metamorfos (ou ‘trocadores de forma’ – Shapeshifters) são, basicamente, criaturas que se apropriam da aparência física e personalidade de alguém com quem entraram em contato. Esse alguém pode ser uma pessoa ou animal real e vivo(o que dá às criaturas inclusive o poder de ter acesso aos pensamentos e lembranças daqueles que estão imitando) ou morto (dando o poder das criaturas copiarem todas as características da pessoa/animal/personagem em questão através de fotografias e vídeos da mesma). Como copiam outros seres, o único modo de identificá-las (a menos que se tenha uma percepção acima do normal para um humano) é conferindo seus olhos: a retina dos metamorfos, quando filmada ou fotografada, apresenta uma coloração esbranquiçada.
Contudo, embora essa seja uma forma muito interessante de escapar dos problemas, ser um metamorfo não é fácil. Quando muda de uma forma para outra, o shapeshifter troca literalmente de pele, ou seja, a pele atual é arrancada para que a outra surja. Além disso, o metamorfo perde também cabelos, dentes e unhas, em um processo bastante doloroso que exige certo tempo de repouso após ser realizado. É por isso que, geralmente, os metamorfos escolhem locais afastados e abandonados e/ou de acesso difícil às pessoas para trocarem de forma, até mesmo porque os restos da forma antiga são deixados neste local.
Todavia, o mais interessante a respeito dessa criatura é que suas habilidades podem não ser as mesmas de um shapshifter para outro. Alguns, por exemplo, podem trocar de pele mais rapidamente do que outros. Além disso, não se sabe ao certo o que exatamente o metamorfo é, ou seja, não se sabe se esta criatura é humana em algum sentido. Contudo, não se questiona o fato de que um metamorfo pode nascer da união de um metamorfo com um humano.